Pesquisar Neste Blog

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fim do diploma de Jornalismo? Fim da qualidade da notícia!

Enfim, o que parecia um grande absurdo, aconteceu!

O diploma de jornalismo não é mais obrigatório para se exercer a profissão.


Ao acompanhar a decisão do STF, fiquei chocada com algumas justificativas:

- a exigência do diploma fere a liberdade de expressão. Incorreto! Escrever todo mundo pode, a qualquer tempo e lugar. Os blogs, fóruns de discussão, artigos e colunas de jornais estão disponíveis justamente para isso.

- antigamente, o diploma não era requisitado. Antigamente, não existiam faculdades de comunicação...

- não é necessário técnica para escrever um texto jornalístico. Essa é a pior justificativa apresentada! Os 4 anos de teorias de comunicação e horas de trabalho de campo são essenciais para uma boa formação. Imparcialidade, apuração, técnicas de argumentação, tipos de textos para diferentes plataformas e segmentos são só alguns dos inúmeros tópicos que NÃO podem ficar de fora do currículo acadêmico de quem pretende seguir esse caminho.

Há uma grande diferença entre interesse público e interesso do público. Quem faz jornalismo de verdade, se preocupa com ética, normas e o compromisso com a verdade. Jornalismo marrom não é jornalismo. Isso, sim, qualquer um pode fazer!

O pior é ouvir dos parlamentares que 'nada muda na vida real'. Outro disparate!

Lógico que as empresas jornalísticas querem manter seus padrões de qualidade. Não tenho dúvidas quanto a isso. Mas, uma pessoa com facilidade para arquitetar um texto, com um Manual de Redação nas mãos poderá se tornar o novo repórter do jornal. O que isso significa? Redução de custos com a (des) profissionalização da carreira.

Não quero pensar na qualidade final da noticia que teremos, no futuro próximo.

Sinto como se tivesse perdido 4 anos da minha vida. Deveria ter feito Administração ou qualquer outra formação coringa para me encaixar no mercado de trabalho. Deveria ter estudado qualquer uma que fizesse diferença e/ou fizesse valer o lugar do quadro pendurado na parede. (Deve ser por isso, que meu diploma está na gaveta...)

Illa Cristina Cyrino.

3 comentários:

  1. ou poderia ter passado 4 anos numa academia tomando bomba que hj vc poderia ser uma ex-bbb e repórter do tv fama. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Minha conta bancária, incluive, seria mais bonita! O prêmio do BBB é maior do que o piso salarial do jornalista. Fora o status... que tb é bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, até hoje a ficha não caiu... Andia vou dar uma resposta para isso tudo... (REVOLTADA!)

    ResponderExcluir