Pesquisar Neste Blog

domingo, 12 de abril de 2009

Especialista ou Generalista da Área?!

Recentemente, li um artigo que me fez pensar numa questão muito antiga - o que vale mais a pena: se especializar numa área com a qual a gente se identifica ou saber um pouco de tudo?

Durante a faculdade, tive oportunidade de trabalhar com minhas duas grandes paixões: escrever e e diagramar.

Esse é um dos lados positivos do estágio: pode-se conhecer vários segmentos da nossa área e 'escolher' o que mais te atrai (digo 'escolher' porque no fim das contas, a gente TRABALHA com aquilo que PAGA nossas contas).

A verdade é que enveredar no mundo dos layouts era muito cruel - eu estava competindo com gente que se especializou em Desing Gráfico, nada muito justo com a minha formação. Assim, esse prazer virou hobby e segui adiante com aquilo que realmente sabia fazer...

Quem se forma em Jornalismo pode ter um vasto campo de atuação: economia, moda, gastronomia, terceiro setor, ciência e tecnologia, turismo... a questão é escolher qual deles oferece mais reconhecimento e recompensa (principalmente financeira).

Mas, uma coisa é verdade, a medida que fazia minhas opções de carreira, abria mão de outras áreas, que nunca vou saber se eram - ou não - melhores para mim.

Hoje, trabalho em um departamento de Marketing e adoro o que faço. Descobri uma nova paixão e desejo me especializar cada vez mais.

'Especialização' tem sido também a escolha da maioria dos meus amigos. Mas, vale ressaltar, que o mercado procura por quem saiba fazer um pouquinho de tudo (Eu sei, isso é de enlouquecer qualquer um!).

Acredito que a resposta para esse dilema é, sim, se especializar, mas nunca deixando de conhecer outros assuntos - vale de tudo: cursos, seminários, sites, revistas e, porque não, blogs de outros segmentos. São formas simples e (acessíveis, na maioria das vezes) de se ampliar nosso conhecimento.

Esse talvez seja o maior legado da faculdade de Jornalismo: a curiosidade e a vontade de saber mais - fatores primordiais para essa formação.

Illa Cristina Cyrino.

4 comentários:

  1. Realmente vi a necessidade de me especializar em outra área, que amo tanto quanto o jornalismo, que é o Marketing. Acho que tudo na vida é válido e temos sim que buscar cada vez mais o conhecimento. Hoje eu até estava pensando em outro curso... quem se interessa???

    ResponderExcluir
  2. qual curso?
    todo mundo que escreve deveria ser jornalista só para aprender o que é coesão. nem vou falar dos horrores que ando lendo por aí...

    ResponderExcluir